A equipa de acolhimento de refugiados do JRS precisa de pessoas voluntárias competentes, com energia e motivadas. Um dos principais desafios que sentimos é o isolamento das famílias da sociedade civil portuguesa e por isso, são necessárias pessoas que estejam verdadeiramente ao lado das famílias, e nós não conseguimos chegar com essa proximidade a todos, daí procurarmos pessoas voluntárias que queiram acompanhar as famílias acolhidas nas CASAS do JRS.
– Pretendemos cultivar a proximidade entre a comunidade e as famílias de refugiados acolhidas pelo JRS.
– Procuramos pessoas voluntárias que sejam criadoras de pontes, que aproximem as pessoas e que proporcionem a verdadeira coesão comunitária.
– Procuramos pessoas com um forte sentido de compromisso e com disponibilidade de meses para que se criem laços afetivos!
– Procuramos pessoas comuns com espírito aberto, pacientes, criativas, flexíveis, atentas, boas ouvintes e com foco para as soluções dos desafios do dia-a-dia.
O que os voluntários/as devem fazer:
? visitas regulares semanais às famílias (no 1º mês 2x por semana, no 2º mês adiante 1x por semana):
? cativar no ensino da língua portuguesa;
? acompanhar as famílias a serviços, quando necessário;
? procurar e informar as famílias sobre atividades, eventos, consultas e/ou recursos nas proximidades e apoiando a família no acesso a estes;
? proporcionar duas “saídas de casa” por mês (ex. um passeio, uma ida ao parque com as crianças, ida ao museu, fazer um piquenique, uma ida à praia);
? articular com os técnicos que acompanham as famílias, sempre que necessário.
As pessoas voluntárias terão a oportunidade de ser flexíveis e criativas sobre quando se encontram e que tipo de atividades realizam e de adaptá-las às necessidades das famílias.