Corações que nunca deixam de Cuidar
No dia 20 de julho teve lugar o evento final do Projeto “Corações que Cuidam”, em formato online, o que permitiu reunir cerca de três dezenas de pessoas dos mais diversos pontos do país, não apenas de Lisboa e Porto, onde decorreram as atividades do projeto, mas também de outras regiões como, por exemplo, o Algarve ou Setúbal.
Foi o momento para apresentar os resultados do projeto alcançados até à data – 6 cursos realizados na área dos cuidados a idosos com enfoque nos cuidados paliativos, 48 mulheres migrantes e refugiadas formadas e certificadas nesta área e cerca de 80% já integradas profissionalmente – mas também para realçar os aspetos inovadores desta intervenção e escutar o testemunho de algumas das participantes através do vídeo final (que pode ser visto aqui). Deste evento fez também parte o workshop “Demência Desdramatizada e Colorida”, dinamizado pela psicóloga Ana Costa da Associação Compassio, momento de partilha e reflexão sobre uma temática cada vez mais pertinente num país onde quase um quarto da população é idosa. Este workshop foi também uma pequena amostra de um dos temas abordados nos Cursos de Cuidados a Idosos dinamizados no âmbito do projeto.
Nesta reta final cumpre-nos agradecer às entidades financiadoras e gestoras do Programa Cidadãos Ativ@s, às instituições parceiras do projeto e a todos os que contribuíram para a sua concretização: Associação Compassio, Associação AMARA, LinQue, Associação Benéfica e Previdente, Casa Nossa Senhora da Vitória, Junta de Freguesia do Bonfim, formadores/as, voluntários/as e, em especial, às mulheres migrantes e refugiadas que nele participaram e que tanto nos ensinaram com o seu exemplo de coragem, entrega e capacidade de superação.
O projeto “Corações que Cuidam” foi aprovado no âmbito do Programa Cidadãos Ativ@s, financiado pelos EEA Grants e gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto.
Partilhe...