‘Corações de Mãe’ : segundo grupo de mulheres termina formação
O segundo grupo de formandas do projeto ‘Corações de Mãe’, distinguido com o prémio BPI Solidário, terminou o curso na área dos cuidados a crianças. No dia 27 de julho, o grupo de oito mulheres recebeu o seu diploma de conclusão da formação teórica e do estágio realizado no âmbito do projeto.
“Foi uma experiência muito boa para mim, que me permitiu conhecer muitas pessoas e fazer novos amigos”, conta Lucky, uma das formandas.
Ao longo dos três meses, este grupo de mulheres recebeu formação multidisciplinar e teve oportunidade de pôr em prática o que aprendeu durante um estágio de seis semanas no Centro Social da Musgueira.
“Gostei muito do estágio, todas as pessoas foram muito cooperantes e ajudaram-nos muito. Aprendi muito sobre Portugal, a cultura portuguesa e os portugueses e tive também a oportunidade de partilhar a minha cultura. Numa das aulas ouvimos música do meu país, canções de Bollywood”, acrescenta a indiana há quase três anos em Portugal.
Para o futuro, fica a vontade de trabalhar na área de formação: “Quero ficar cá, aprender mais sobre Portugal e, claro, trabalhar com crianças.”
Parabéns a todas e boa sorte! 🙂
Foto em cima: Sessão para mães e filhos dinamizada pela Catrapum.
_______________________________________________________________________________________
Este projeto tem como objetivo capacitar 30 mulheres imigrantes e/ou refugiadas na área dos cuidados a crianças para promover a sua integração no mercado de trabalho e, simultaneamente, melhorar as suas competências sociais e parentais para uma melhor integração na sociedade portuguesa. No total, o projeto irá beneficiar três grupos de 10 mulheres, sendo que a formação tem um total de três meses.
Além de uma formação teórica, tem uma forte componente prática – todas as formandas fazem um estágio no Centro Social da Musgueira – e prevê ainda a criação de uma rede informal de apoio entre as beneficiárias.
Algumas das ações de formação realizadas:
– Sessões de cuidados a crianças;
– Sessões de competências pessoais e sociais;
– Sessões parentais;
– Sessões de mentoring (orientadas por mães portuguesas);
– Sessões de serviço doméstico;
– Workshops na área da cidadania, gestão do tempo e gestão doméstica
Saiba mais sobre o projeto aqui.
Veja algumas fotos tiradas ao longo do projeto aqui.
Partilhe...