Conheça os novos projetos da Academia!
A Academia JRS, responsável pela dinamização de várias ações de formação dirigida a imigrantes e refugiados, tem novos projetos em curso.
Aqui fica um pequeno resumo para cada um deles:
O projeto VemSer+ (até maio de 2018) tem como objetivos promover a empregabilidade e combater situações de risco e vulnerabilidade no emprego, dando sequência ao trabalho que já tem vindo a ser desenvolvido pelo Gabinete de Emprego.
As atividades do projeto preveem a realização de ações de capacitação pessoal e social (Hábitos e Costumes Interculturais, Técnicas Psicoeducativas de Autoconhecimento, Diálogo e Comunicação, Técnicas de Emprego), formações especializadas na área dos cuidados a idosos e crianças e serviço doméstico e, ainda, o encaminhamento, acompanhamento e avaliação dos percursos de formação prática em contexto de trabalho. Em simultâneo, será desenvolvido um trabalho de sensibilização junto dos empregadores e de acompanhamento pós-colocação.
No total, o projeto apoiará um grupo de 80 migrantes durante um ano. Cada grupo de 10 pessoas terá uma formação durante dois meses que inclui um estágio na área de formação.
Saiba mais em: http://www.jrsportugal.pt/vemser/.
O Integra+ (até junho de 2018) é um projeto de formação para a empregabilidade de refugiados e imigrantes que pretende desenvolver ações de formação teórico-prática nas áreas de Hotelaria/ Restauração e Supermercado, promovendo o desenvolvimento de competências linguísticas, a aquisição de conhecimentos em cidadania, hábitos e costumes da sociedade portuguesa e o saber estar em contexto laboral.
Este projeto tem como objetivo formar 30 refugiados e imigrantes, divididos em dois grupos de 15 pessoas, depois de concluídas as ações de formação com duração de quatro meses e que incluem um estágio técnico.
Saiba mais em: http://www.jrsportugal.pt/integra/
O WeR1 (até março de 2010) é um projeto que tem como objetivo desenvolver métodos de ensino de uma segunda língua para refugiados e imigrantes, incluindo recém-chegados, através do método CLIL (Content and Language Integrated Learning) que ensina em aula assuntos de real interesse para os alunos, nomeadamente temas relacionados com o mundo do trabalho. Os métodos desenvolvidos serão testados e partilhados com professores que podem pô-los em prática posteriormente através de eventos de disseminação e de formações a outros professores. O JRS tem como papel neste projeto liderar o consórcio formado por outras cinco organizações.
O início oficial deste projeto teve lugar no Centro Universitário Padre António Vieira (CUPAV), em Lisboa, nos dias 26 e 27 de outubro com a presença dos parceiros de quatro países diferentes (foto em cima).
Saiba mais em: http://www.jrsportugal.pt/wer1/
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