RIM – Trabalhar em rede para a integração de migrantes
O Serviço Jesuíta aos Refugiados, a Obra Católica para as Migrações, a ALCC (Associação Lusofonia Cultura e Cidadania), o CEPAC, a Casa do Brasil de Lisboa, a Prosaudesc, a Culturface e a Porta do Mais juntaram-se para criar a RIM – Rede Interinstitucional para Migrantes.
A RIM pretende contribuir para uma melhor integração dos migrantes em território nacional através da cooperação entre instituições da sociedade civil, dinamizando ações de advocacy e promovendo a capacitação das instituições especializadas na área e de outras instituições públicas ou privadas essenciais no processo de integração.
No dia 29 de novembro, a RIM organizou o seu primeiro encontro público de reflexão e de partilha de boas práticas intitulado “Migrações em Portugal: que Estado?”.
Este evento teve como objetivo a discussão de alguns temas relacionados com a integração de migrantes em Portugal, contando com a participação de Tiago Santos, investigador do Observatório das Migrações e representantes de várias organizações/instituições da sociedade civil e da Academia. Cerca de 50 participantes puderam inscrever-se em diferentes workshops relacionados com o tema, com o objetivo de partilhar obstáculos e boas práticas na integração de migrantes em Portugal.
Faça parte da RIM!
A RIM está em fase de lançamento e convida a organizações da sociedade civil que trabalhem direta ou indiretamente com migrantes a juntar-se a nós. Saiba mais informações enviando um email para jrs@jrsportugal.pt.
Veja algumas fotos do evento aqui: https://flic.kr/s/aHsm6YFsC7
Este projeto é co-financiado pelo FAMI (Fundo, Asilo, Migração e Integração) no âmbito da Candidatura PT/2016/FAMI/122.
Partilhe...