O que é?

O Somos Voz  é um projeto com o objetivo de dar voz aos migrantes em situação vulnerável que chegam ao JRS.

Para isso, vamos sensibilizá-los para a importância da sua participação ativa na sociedade civil através do desenvolvimento de ações informativas em áreas relevantes, tais como: Comunicação Interpessoal; Papel da Comunicação Social; Redes sociais; Ferramentas de Comunicação; Comunicação em Público. Estas ações informativas estarão integradas nas formações já desenvolvidas pela Academia JRS que desenvolve anualmente ações de formação em diversas áreas dirigidas a este público-alvo.

Ao mesmo tempo, é também objetivo do projeto a sensibilização da opinião pública para a promoção da integração dos migrantes através de:
1) Desenvolvimento de campanhas de sensibilização para o público em geral;
2) Desenvolvimento de ações de sensibilização em escolas com a participação dos migrantes;
3) Ações de sensibilização junto dos decisores políticos com a participação dos migrantes.

Somos Voz terá a duração de 4 anos. 

Para quem?

O público-alvo principal do Somos Voz são os refugiados, requerentes de asilo e/ou imigrantes em situação vulnerável que chegam ao JRS e que estão inseridos nas formações desenvolvidas pela Academia JRS.

O projeto prevê também a realização de campanhas de sensibilização para o tema das migrações e asilo, fazendo com que o Somos Voz seja também dirigido aos decisores políticos, comunidade escolar, aos meios de comunicação social e ao público em geral. 

Como?

Temas 

Os temas abordados ao longo das formações serão: Comunicação Interpessoal; Papel da Comunicação Social; Redes Sociais; Ferramentas de Comunicação; Comunicação em Público.

Estas formações vão ser integradas nas outras formações que a Academia do JRS já promove. As campanhas de sensibilização, as visitas a escolas e as ações junto dos decisores políticos irão focar-se em temas relacionados com a integração dos migrantes na sociedade portuguesa e, sempre que possível, dando a voz aos próprios migrantes, tornando-os peças centrais nestas iniciativas.

Objetivos

Ao longo dos 4 anos do projeto serão realizadas:

  • 33 formações a um total de 106 formandos
  • 12 ações junto aos decisores políticos
  • 17 ações de sensibilização em estabelecimentos de ensino
  • 4 campanhas de sensibilização (1 por ano)

 

Testemunhos

Podcasts

Sem podcasts disponíveis.

Publicação "Somos Voz"